O Caminho do São João

Com 180 km de extensão e passando por 11 municípios, o Caminho do São João nasceu com adeptos do cicloturismo, visando a preservação do Rio São João e também a promoção do ecoturismo de aventura na região. Uma região rica por suas belezas naturais, paisagens de tirar o folego e belas cachoeiras. Os charmosos vilarejos que margeiam o rio, oferecem aos seus visitantes, aconchego e uma gastronomia de dar água na boca.
Mas para falar do Caminho do São João precisamos primeiro conhecer um pouco do Rio São João, suas bacias e também a importância do rio para região.

sub-bacia
A sub-bacia do Rio São João faz parte da Bacia do Rio Pará, localizada na Bacia do Alto São Francisco, com área de 1500Km². O Rio São João nasce no Campo dos Gentios, localidade do município de Itaguara, e abastece outras 10 cidades: Itatiaiuçu, Carmo do Cajuru, Itaúna, Mateus Leme, São Gonçalo do Pará, Igaratinga, Conceição do Pará, Pará de Minas, Onça do Pitangui e Pitangui, desaguando no Rio Pará em Velho da Taipa, município de Pitangui. Itaúna é o principal município banhado pelas águas do Rio São João, além do fato deste ser o único rio que abastece a cidade, sendo responsabilidade das autoridades locais a preservação e a recuperação. No entanto, no manejo ambiental de recursos hídricos, não se deve pensar apenas nos limites municipais.

Cachoeira das Sete Quedas – Comunidade do Rio São João

Microbacia
A microbacia deve ser considerada como unidade básica de manejo, visto que alterações feitas em qualquer ponto podem acarretar melhorias ou comprometimento da qualidade e quantidade da água disponível. A largura média do Rio São João é de 5 m, sendo que na sua foz apresenta uma largura de 8 a 10m, e a profundidade de 1 a 1,5m. A Bacia se localiza em uma área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, vegetação essa já bastante degradada e substituída por pastagens e reflorestamentos de eucalipto. O clima predominante é o tropical de altitude, com média pluviométrica de 1557,5mm anuais, temperatura média anual de 21,8 0C e umidade relativa do ar de 68%.
Fonte: SAAE Itaúna
O Caminho do São João
Nossa equipe percorreu e mapeou todo o trajeto do Rio São João. Ao todo são 180km de extensão passando por 11 cidades. A região é rica em belezas naturais e ideal para o cicloturismo, trekking e até mesmo para uma boa cavalgada nas montanhas de Minas. O Caminho pode ser feito também de carro, moto, quadriciclo entre outros. O que vale mesmo é o passeio, conhecer os vilarejos, uma boa prosa com os amigos, aproveitar as paisagens e cachoeiras. E o mais importante. Preservar a Natureza!

Igrejinha da Pedra Negra – Ótimo local para apreciar a paisagem!
Trajeto do Caminho do são João
